3º Dia: Nazareth


Mar da Galiléia

O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13 km, sendo que sua área total abrange 166,7 km².[1] O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto.

O mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré e Magdala, entre outras. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago. A nordeste deste lago ficam os colinas de Golã.

Segundo a Bíblia, grande parte do ministério de Jesus decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.

Os evangelhos de Marcos (Marcos 1:14–20) e Mateus (Mateus 4:18–22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago.

Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros.

Com as invasões dos árabes e a longa ocupação dos turcos otomanos na região que durou até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Galileia bíblica foi praticamente toda destruída, de modo que restaram apenas algumas ruínas das antigas cidades que ficavam nas proximidades do lago, hoje muito visitadas pelos turistas em Israel.


Magdala

Magdala (“torre”) foi uma pequena aldeia, aparentemente situada na Galileia, visto que parece ter sido o local de nascimento de Maria Madalena, também chamada de “Madalena” ou “Maria de Magdala”.

O nome que aparece Mateus 15:39 para Magdala é “Magadan”. É provavelmente outro nome para o mesmo lugar, ou então era outra aldeia tão próxima, que a o local onde Jesus acostou poderia ter pertencido a qualquer uma das duas terras.

O Talmude menciona dois lugares com o nome de “Magdala”. Um deles situava-se no leste, no Jarmuque, perto de Gadara (na Jadar medieval, hoje Mukes), recebendo assim o nome de Magdala Gadar. Existia outra Magdala, mais conhecida, perto de Tiberíades, Magdala Nunayya (“Magdala dos Peixes”), o que a colocaria na costa do lago.

Há menção ainda a uma cidade de Galiléia destruída pelos romanos na “A Guerra dos Judeus” (III, Flávio Josefo) com o nome grego de “Taríqueas”, um local rico, devido às suas prósperas pescarias.

Neste local o turista consegue ver as ruínas da cidade e uma sinagoga onde é possível ver paredes ainda pintadas, mosaicos, entalhes e portas. Mas, uma pedra encontrada no meio da sinagoga e entalhada com uma menoráh, carruagem de fogo e colunas representando o Templo de Jerusalem, foi o maior achado do local. Provavelmente usada como leitoril para a Torah, jamais foi encontrada outra igual da mesma época. Mais informações https://www.renovaturismo.com/post/2017/03/06/magdala-e-a-sinagoga-onde-jesus-pregou

No local, há também uma bela Igreja que tem um espaço dedicado às Mulheres da Bíblia. Numa terra conhecida, muitas vezes, pelo preconceito com a figura da mulher, esse espaço valoriza e faz uma homenagem às grandes mulheres do Novo Testamento.


Monte das bem-aventuranças

Monte das Bem-Aventuranças (Hebrew: Har HaOsher הר האושר) refere-se ao monte localizado ao norte de Israel onde se acredita que Jesus proferiu o Sermão da Montanha.

“Bem-aventurados os pobres por espirito, porque deles é o Reino de Deus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os Defensores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim.
Alegrai-vos e exaltai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.”


Tabgha-multiplicação dos peixes

Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes é uma igreja que está localizada em Tabgha, a noroeste do Mar da Galileia. A igreja celebra o milagre dos pães e dos peixes, o qual de acordo com o Novo Testamento, foi feito por Jesus naquele lugar.

No local atribuído ao acontecimento do milagre, foi construída uma igreja bizantina para celebrá-lo, aproximadamente no ano de 350. A igreja foi erguida com a ajuda de “José, o Amigo”, um judeu rico de Tiberíades. A pedra que, de acordo com a tradição, foi utilizada no local para a preparação dos alimentos do milagre, foi colocada no meio para ser utilizada como altar. A igreja tinha passagem isolada que terminava na abóbada (Abside), e sua localização era afetada pelo primeiro caminho que passava ao norte, o qual era um trecho da Via Maris, uma antiga rota comercial.


Cafarnaum

Casa de São Pedro e ruínas das antigas sinagogas

É uma cidade bíblica na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.

Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.


4º Dia : Nazareth, Monte Precipício, Canaã da Galiléia, Beith Shean, Rio Jordão, Jerusalém


Monte Precipício

Monte Precipício é um morro perto de Nazaré onde Jesus desapareceu, fugindo dos membros da sua sinagoga. Jesus teria sido levado pelos nazarenos enfurecidos e resgatados pelos anjos de Deus. (Lucas 4:16-30).

O local oferece uma vista panorâmica da colcha de retalhos do Vale de Jezrael e do Monte Tabor, especialmente agradável ao nascer do sol. Nas escavações do Monte Precipício encontraram a Caverna de Qafzeh, com evidências de assentamentos pré-históricos, incluindo 13 esqueletos da Idade da Pedra do período Neanderthal. Uma lenda local diz que a caverna se abriu para esconder Jesus da multidão enfurecida. Outra tradição diz que Jesus saltou do monte, caindo a 9 km de distância no Monte Tabor, daí o nome árabe para o monte, Jebel Qafzehwhich, que significa “monte do salto”.


Canaã da Galiléia

Canaã era uma pequena vila da Galileia onde Jesus Cristo realizou o seu primeiro milagre, e onde também curou o filho de um nobre. Segundo o Evangelho de João, era a residência de Natanael. Por se situar na Galiléia (lugar aparentemente deserto), suas únicas fontes de renda eram a pescaria e a plantação de uvas e alguns grãos, após o período da safra as pessoas viviam apenas do alimento que conseguiram juntar em celeiros, a uva por si, era um dos alimentos mais preciosos, pois delas era possível fazer sucos, vinhos e até vinagres. Na história relatada na Bíblia, em um casamento na região o vinho acabou e é nesse momento que, após sua mãe, Maria, interceder, Jesus realiza seu primeiro milagre ao transformar água em vinho, sendo este considerado o melhor oferecido na festa.


Beith Shean

Beith Shean é uma cidade israelita do distrito Norte que tem desempenhado um papel historicamente importante, devido à sua localização geográfica no cruzamento do Vale do Rio Jordão e do Vale de Jizreel.

Já é mencionada no livro bíblico de Josué. Na época helenista chamava-se Citópolis ou Citópole.


Vale do Rio Jordão

O rio Jordão é um curso de água de grande importância religiosa que se situa no Oriente Médio, formando o talvegue do Vale do Jordão. A Jordânia faz fronteira com o rio a leste, enquanto a Cisjordânia e Israel fazem a oeste. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce. O rio deságua no mar Morto.

O rio Jordão foi cenário para diversas histórias da narrativa bíblica. Dado o grande alcance das religiões abraâmicas no mundo, o rio Jordão assume grande importância histórico-cultural.

Segundo a narrativa bíblica, os israelitas atravessaram o rio a seco, segundo o Livro de Josué (3:17). Também foi atravessado a seco pelos profetas Elias e Eliseu. Por intermédio de Eliseu, segundo a Bíblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão: a cura de Naamã, por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar a cabeça de ferro de um machado (II Reis 5:14; II Reis 6:6). De acordo com os Evangelhos, São João Batista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi batizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suas tentações. Atualmente, o rio Jordão é uma das maiores fontes de água de Israel, Palestina e Jordânia.


Monte das Tentações

O Monte da Tentação é uma montanha sobre a cidade de Jericó, no deserto da Judéia, na Cisjordânia. O cristianismo identifica-o como o local da tentação de Jesus descrita nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas do Novo Testamento, nos quais se diz que, de “um lugar alto”, o Diabo ofereceu a Jesus o domínio sobre todos os reinos do mundo. Foram quarenta dias de jejum que precederam a tentação de Jesus na caverna em Jebel Quruntul.


Mar Morto

O mar Morto é na verdade um lago de água salgada. Este nome é devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.

Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo.