A Citadella é uma fortaleza que fica no topo da Colina Gellért. Seu nome é em homenagem ao missionário que trouxe o Cristianismo para essa região.

Com 235 metros de altura, a Colina Gellért é uma das principais atrações turísticas graças ao magnífico panorama. O mirante proporciona linda vista da cidade, incluindo o Castelo de Buda, o Parlamento e as pontes sobre o Danúbio. O acesso pode ser feito subindo a colina por dois caminhos: pelas escadas próximas a ponte Elizabeth, ou pelo caminho mais longo através das Termas Gellért.

Foi uma longa subida …aliás, procure informar-se SEMPRE ANTES se há subidas, seja por escadas ou rampas, em cada local que visitar. Algumas igrejas e locais que promovem vistas da cidade geralmente exigem bom condicionamento e pernas para a recompensa panorâmica ao final.

Neste dia de visita à Citadella estava frio e estávamos bem agasalhados. Naquele bom estilo cebola fui tirando as camadas de roupas a cada rampa e a subida parecia interminável. Os que sobem dividem o estreito caminho com os que estão descendo e rola aquele olhar piedoso de… Sim eu sei o que você está passando e ainda falta muito! Você olha de volta como que implorando uma posição exata do quanto ainda mais está por vir…

Estou falando por mim, ok? Meu filho chegou ao topo rapidinho e bem inteiro. Vi pais carregando carrinhos e mães com seus bebês nos braços (tem um pequeno parque no meio do caminho para crianças), vi pessoas desistindo e descendo e muitossss assim como eu dando aquelas paradas estratégicas para se recuperar! Quase ao final do caminho um homem fazendo uma espécie de jogo de cartas com apostas e um grupo de interessados que tentavam em vão serem mais espertos que ele!

Então é isso, assim como a vida é preciso muito esforço para a recompensa…é preciso trabalho, disciplina, foco no objetivo e constância: devagar é sempre melhor que parado. Um passo de cada vez e você alcança. Será mesmo?

Neste dia não alcançamos! Apesar de todo esforço e vontade… o acesso ao mirante principal estava fechado, ou seja, algo alheio a nós determinou o resultado final e tá tudo bem! Ficamos com a vista lateral e não pude deixar de pensar que nem sempre as coisas saem como queremos na vida e nas viagens! Mesmo que você provavelmente demore ou não volte ao local, tente aproveitar o possível. Lembre disso na hora que babar naquela foto de rede social maravilhosa, com caras e bocas maravilhosas (sem um pingo de suor e lágrimas kkk) e vista perfeita.

 

Monumento da Libertação

A fortaleza foi construída em 1854, como defesa durante a Monarquia dos Habsburgos. Cerca de 100 anos depois, os russos a ocuparam durante a Revolução Húngara de 1956.

Lá se encontra o famoso Monumento da Libertação (ou Estátua da Liberdade). A obra de arte é uma homenagem aos soldados soviéticos que morreram durante a libertação da capital, em 1945.

No local há também: um Monumento à Rainha Elizabeth, a Igreja da Gruta, o Monumento Gellért, além das famosas e luxuosas Termas Gellért.

Acredita-se que o monte Gellért foi o local da execução do bispo Gellért. Em 1406, um grupo contrário à disseminação do cristianismo na região jogou o religioso do alto da colina, dentro de um barril fechado. Mais tarde o local acomodou a sinistra Citadella erguida pelos Habsburgos, que até hoje provoca arrepios nos moradores.

Conta-se que um século depois da tragédia os moradores de Budapeste decidiram dedicar a colina ao religioso, em troca do perdão divino.
O bispo fora convidado pelo Santo Estêvão para disseminar o cristianismo na região. Segundo rumores, o príncipe Vata, irmão do rei Estêvão , ajudou a tramar o martírio.

Hoje, Gellért é considerado o santo padroeiro de Budapeste.

Sempre procuro em blogs legais sobre estas informações mais técnicas e históricas. No dia, pesquisei e achei tudo aqui.